Uma grande ideia que pode transformar o mundo e também a colonização em outros planetas,Imaginemos como devera ser difícil obter energia em lugares muito frios, inóspitos e isolados. A Estacion Vostok, na Antártica,por exemplo tem o recorde de temperatura mais baixa registada, A região é situada perto do Pólo Sul, chegou a marcar a incrível temperatura de -89,2°C, no dia 21 de julho de 1983.
Muitos de nós estão tão acostumados à vida em uma sociedade densa que mal dá para imaginar uma realidade diferente desta aqui. Em lugares gelados, não é tão simples ter acesso a recursos básicos, como eletricidade. Mas um novo dispositivo pode facilitar esse processo.
Pesquisadores da UCLA Universidade da Califórnia em Los Angeles desenvolveram um dispositivo capaz de gerar eletricidade a partir da queda de neve. Ele é ideal para áreas remotas porque, além de gerar a própria energia e não precisar de baterias, é bem prático.
Seu nome, porém, não é tão prático assim. Os cientistas o chamam de Nanogerador Triboelétrico baseado na neve. Ou TENG para os íntimos. Ele funciona utilizando eletricidade estática.
Essa é a energia gerada pela troca de elétrons entre dois materiais diferentes. Enquanto um fornece os elétrons, o outro captura. Para isso, um dos materiais deve estar carregado positivamente e o outro negativamente. Dessa forma, eles interagem entre si e realizam a troca – as pilhas funcionam assim.
Os pesquisadores acreditam que ele poderá ser produzido em larga escala por um valor baixo, já que seus materiais são acessíveis. Mais um ponto para a energia renovável.
Imaginem o seu uso para geração de energia em larga escala por exemplo em outros planetas como marte e a lua, ideia fantástica que pode sim mudar o mundo numa nova revolução industrial.