Em Ghost of Tsushima , as ações do protagonista Jin, e como você escolhe jogar, irão na verdade influenciar as condições climáticas. Não queremos dizer apenas quando ele toca sua flauta, uma mecânica que permite alternar entre sol, neblina, chuva e tempestades sempre que quiser – há uma versão mais sutil em jogo também. Se você gosta de se esgueirar e evitar seus inimigos, você será capaz de ver isso. Considere isso uma punição muito leve.
Jogue sem seguir o código do samurai, matando mongóis furtivamente em vez de enfrentá-los diretamente, e você verá tempestades com mais frequência. Serve como um lembrete constante de quanto você está se afastando do caminho tradicional e também ajuda a cobrir seus rastros.
Em uma entrevista com o diretor criativo do Ghost of Tsushima, Nate Fox, ele me disse: “O jogo é definitivamente roteirizado para fornecer mais tempestades conforme você faz coisas que são extremamente movidas pelo Ghost.”
É um recurso bastante inteligente. Jin é uma força implacável da natureza em Ghost of Tsushima, abandonando sua identidade para abraçar o poder simbólico do Ghost a fim de derrotar os mongóis por meios que carecem de honra. No início do jogo, você provavelmente derrotará a maioria dos inimigos com as ferramentas do samurai, pois elas serão tudo a que você terá acesso. Mas à medida que os encontros aumentam em dificuldade e você desbloqueia novas habilidades do Ghost, o jogo naturalmente o incentiva a adotar uma abordagem mais focada em furtividade.
Quando você para de usar as habilidades dos samurais e começa a confiar nas do Ghost, o mundo do jogo muda para combinar com seu estilo de jogo – transformando a brisa suave que os mongóis inimigos encontram pela primeira vez ao invadir a ilha em um constante bombardeio de ventos assustadores, trovões estrondosos e relâmpagos. Por ser um assalto com mais frequência, as áreas naturalmente serão mais escuras também, o que vende ainda mais a ideia de Jin engajar desonrosamente seus oponentes quando eles não podem vê-lo.