Nessa semana temos o aniversario de 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, extremamente famoso em todo o mundo por suas obras de arte, como a “Mona Lisa” e “A Última Ceia”. Leonardo, porém, foi um homem multi disciplinado, um exemplo clássico do pensador renascentista, com interesse em algumas “poucas” áreas como invenções, desenho, pintura, escultura, arquitetura, ciência, música, matemática, engenharia, literatura, anatomia, geologia, astronomia, botânica, escrita, história e cartografia. Ufa!
E é claro que tudo isso gira em torno da tecnologia. Leonardo era acima de tudo um cientista e usou seu intelecto privilegiado, sua criatividade e sua curiosidade fora do comum para inventar dispositivos que só viram a luz em sua forma definitiva muitos anos depois. Confira a seguir nove invenções pensadas por Leonardo da Vinci antes que todo mundo ou de maneira muito melhor do que já haviam sido imaginadas:
1. Rolamento
Este projeto foi desenhado, aproximadamente, entre 1498 e 1500. Apesar da existência de rolamentos ser datada de período anterior ao nascimento de Cristo, Leonardo da Vinci aprimorou o dispositivo para diminuir a fricção entre as esferas. Hoje, os rolamentos são encontrados em praticamente tudo.
2. Equipamento de mergulho
Além de obcecado pelo ar, Leonardo Da Vinci também mostrou inquietação pelas coisas subaquáticas. No caso do equipamento de mergulho, o objetivo era possibilitar o ataque de embarcações por baixo. O traje foi imaginado em couro, com visor de vidro para e canal respirador (snorkel) feito em cana.
3. Ornitóptero
Este projeto foi desenhado, aproximadamente, em 1485. O ornitóptero é um equipamento de voo que obtém a sustentação e a propulsão a partir do movimento alternativo das asas, como ocorre com algumas aves e/ou insetos. Neste caso, o invenção de Da Vinci tinha a forma das asas de um pássaro.
4. Canhão de trinta e três canos
Frustrado com a demora no tempo de recarga das armas de fogo em sua época, Da Vinci resolver criar o protótipo de um canhão de trinta e três canos. O aparato deveria conter três fileiras de 11 mosquetes sobre rodas, de forma que enquanto o soldado atirava com uma fileira de armas, a outra era recarregada.
5. Helicóptero
Este projeto foi desenhado, aproximadamente, em 1493. Também conhecido como “parafuso voador”, este helicóptero de Da Vinci é considerado uma de suas invenções mais estranhas e, de acordo com os cientistas, de pouca utilidade: provavelmente nunca teria saído do chão e exigia o trabalho de quatro homens para funcionar.
6. A cidade do futuro
Este projeto foi desenhado, aproximadamente, entre 1482 e 1489. Durante o tempo em que viveu em Milão, Da Vinci percebeu que a peste negra atingia mais as cidades do que as zonas rurais. Elaborou assim, o que seria a cidade do futuro, com melhores condições sanitárias, rápido estabelecimento de água e até estábulos com ventilação.
7. Carro auto-propelido
Este projeto foi desenhado, aproximadamente, em 1478. Ancestral dos carros modernos, o carro auto-propelidoera uma espécie de veículo que se movia sem motorista, apenas através de uma interação sequencial de molas e engrenagens. Em 2004, cientistas em um museu de Florença fizeram uma réplica do carro do inventor.
8. Paraquedas
Este projeto foi desenhado, aproximadamente, em 1485. Leonardo Da Vinci, desde criança, sonhava em voar e se tornou obcecado por dispositivos voadores, como podemos perceber nesta lista. Mas além de voar, era necessário cair suavemente, e para isso elaborou um paraquedas com formato piramidal. Esta invenção foi testada por Adrian Nicholas, em 2000, e funcionou perfeitamente.
9. Tanque blindado
Este projeto foi desenhado, aproximadamente, em 1487. O tanque blindado do inventor italiano tinha o formato de um disco voador e canhões em toda a culatra, permitindo um giro de 360º. A cobertura convexa tinha como objetivo desviar dos ataques dos inimigos. Tinha capacidade para até oito pessoas.
10. Anemômetro
Este projeto foi desenhado, aproximadamente, entre 1483 e 1486. Este anemômetro, que tinha como objetivo medir a velocidade do vento, não foi totalmente criado por Da Vinci, mas aprimorado a partir dos desenhos feitos por Leon Batista, em 1450.