Mais detalhes e as primeiras impressões do controle DualSense do PS5 foram revelados por meio de um fluxo do Summer Game Fest com Geoff Keighley. Aqui está uma recapitulação do que aprendemos, bem como algumas dicas sobre as pré-encomendas do PS5 e outros tópicos relacionados ao console de próxima geração da Sony.
Uma breve comparação lado a lado mostrou que o DualSense é fisicamente maior que o controle do PS4, pesando um pouco mais e sentindo que tem mais “peso”. Diz-se que o alto-falante integrado possui uma gama mais ampla de sons e que os sons que ele emite se encaixam com o que o feedback tátil está fazendo – pelo menos no Playroom do Astro , um jogo gratuito pré-instalado no PS5. De acordo com Geoff Keighley, é um jogo de várias horas, em vez de uma demonstração rápida de tecnologia. Como todos os sistemas incluem o jogo, ele deve servir como uma boa introdução ao que o DualSense pode fazer.
Depois de descrever como é usar o controle, Keighley compartilhou fatias de cenas dele jogando o Astro’s Playroom com o novo controle. O jogo é configurado como diferentes componentes de um computador, com uma área de entrada de CPU e uma área de estação de resfriamento. Uma seção mostrou os gatilhos adaptativos, com Keighley descrevendo a tensão que sentia em cada um deles enquanto os usava enquanto controlava um personagem cujo corpo consistia em uma grande mola.
Em seguida, ele conversou com Eric Lempel, chefe mundial de marketing da PlayStation. Ele disse que o Playroom da Astro se destina a mostrar os benefícios do controlador e vários recursos do sistema. Uma versão diferente do jogo foi levada aos desenvolvedores no início do desenvolvimento, quando o PS5 foi introduzido a eles. Em termos de mudanças no design do próprio controlador, Lempel falou sobre a Sony querer repetir o design DualShock estabelecido.
O poder da nova geração
Lempel foi questionado sobre a abordagem do Xbox para a mudança geracional; enquanto a Microsoft está tentando misturar a transição, a Sony está mais pressionando por uma mudança completa para uma nova geração. Ele observou: “Um grande pilar da nossa empresa é a inovação”, acrescentando que “queremos ultrapassar os limites do jogo … O que é único no DualSense é que ele se encaixa nos seus sentidos”. Ele também afirmou que o PS4 “continuará sendo uma grande parte do que fazemos – haverá muito mais por vir no PlayStation 4 … Ainda há muita vida nesse produto”.
Em relação à unidade de estado sólido do PS5, a Lempel disse que fará experiências “diferentes” e “melhores”, acrescentando que não é tão simples como reduzir ou eliminar os tempos de carregamento. Ele afirmou que um jogo como Ratchet & Clank: Rift Apart não poderia ser construído com o hardware existente, porque depende da velocidade do SSD. “Você teria que mudar isso, teria que mudar a forma como o jogo funciona – isso mudaria a experiência”, disse ele quando perguntado se o Rift Apart poderia ser construído no PS4.
Quando chegarão as pré-encomendas do PS5?
Sobre os recentes rumores sobre as encomendas para PS5 , Lempel disse: “Não tivemos nada a ver com isso”. Ele também garantiu aos fãs que a Sony anunciará as encomendas com antecedência e não as abandonará sem aviso prévio.
A Sony supostamente está aumentando sua produção de console PS5 para a janela de lançamento, com um aumento de 6 milhões de unidades para 9 milhões.
Haverá cores alternativas do controlador PS5?
Questionado se haverá cores adicionais do DualSense, Lempel disse: “Falaremos sobre isso em algum momento”. Ele concordou com a afirmação de Keighley de que já é difícil o suficiente obter um único produto pela porta. Portanto, embora Lempel não fosse definitivo, parece mais provável que você tenha apenas a opção de duas cores no lançamento – sempre que possível. Se a Sony seguir o que já fez em seus consoles anteriores, cores alternativas deverão chegar mais tarde. Até o momento, sabemos apenas que o PS5 será lançado ainda este ano.