No começo da semana, surgiu um boato que alegava que o PlayStation 5 era mais poderoso do que o próximo Xbox da Microsoft, recentemente anunciado com o codinome Project Scarlett. Foi o suficiente para gerar muita agitação em torno da E3, mesmo que o poder de um console raramente se correlaciona com o seu sucesso. Agora, uma outra fonte afirma que eles ouviram rumores semelhantes sobre o poder do PS5 em comparação com o próximo Xbox.
De acordo com Colin Moriarty, ex-editor da IGN, o PS5 é definitivamente mais poderoso que o Scarlett. Moriarty fez a declaração em seu podcast, Sacred Symbols, enquanto falava sobre o rumor anterior de Andrew Reiner, da Game Informer.
Mas, ao contrário de Reiner, Moriarty falou um pouco mais dizendo que essa informação é proveniente de desenvolvedores que trabalham com os kits de desenvolvimento de ambos os consoles. Aparentemente, ao trabalhar com os dois, os desenvolvedores acharam o PS5 mais poderoso.
É claro que os kits de desenvolvimento e os consoles finais não são os mesmos, portanto, é possível que essa informação de comparação de poder seja alterada. Também vale a pena mencionar que Moriarty é conhecido por ter um relacionamento mais forte com a marca PlayStation do que com a marca Xbox e, portanto, suas evidências vem em grande parte de fontes focadas no PlayStation.
As discussões sobre o poder destes consoles significa que estamos nos primeiros dias da próxima guerra de consoles. Tanto a Sony quanto a Microsoft revelaram recentemente seus consoles e, no caso do Project Scarlett, sabemos apenas alguns detalhes básicos. Durante a E3 2019 do Xbox, por exemplo, a equipe de desenvolvedores e hardware da Microsoft falou sobre o Project Scarlett em termos de sua grande qualidade de imagem, mas não de suas especificações. A Sony foi um pouco mais detalhada em sua apresentação oficial, mas ainda não está disposta a dar informações específicas que indiquem o poder.
Em última análise, ainda há mais de um ano até que o PS5 e o Project Scarlett estejam no mercado e muita coisa pode mudar até então. Não importa se você é fã de uma empresa ou de outra ou de ambas, não há motivos para acreditar que o poder seja suficiente para definir qual console é melhor. Preço, disponibilidade de jogos e recursos sociais geralmente determinam qual console é mais atraente, e não há razão para pensar que isso mudará nesta próxima geração, mas acreditas mais no lado azul ou do lado verde da força??